VITRINE CRIATIVAR

ARTE

ALÊ VILAVERDE

Artista plástica autodidata, atua profissionalmente desde 2013.
Selecionada na Mostra Nacional de Cartazes Varal do Design, com exposição no Sesc Santos - 2019.
Participa de live painting em feiras de criativos, entre elas, O Coletivo - 2019/2020.
Participou da FINART em Santos - 2018.
Exposição individual no Festival Internacional Sonora - 2018.

Alê Vilaverde utiliza técnica de aquarela e acrílica sobre diversos suportes: papel, papelão, tela, madeira, garrafa, móveis, concreto e parede. Seu processo criativo se dá por inspiração no universo feminino e toda a sua força, imagens de grandes mulheres, no transcender de sua fé, na arte popular e suas crenças e no lúdico e imaginário.

1/1
BLACK PUSSY SUPREMA

Dj Nicão da BPS nasceu há 1 ano atrás, num primeiro momento buscando entendimento do sistema de som, mas a paixão pelos discos de vinil foi aumentando. Na baixada santista são poucos os Djs que fazem discotecam com disco de vinil, e Nicão da BPS trás esse diferencial enquanto mulher e preta.
Psicóloga, Umbandista e fogo nos racistas!

A BPS é uma festa realizada por mulheres pretas para o povo preto. Inicialmente os eventos aconteciam em comemoração aos aniversários das organizadoras, e rapidamente migrou para uma celebração da vida e de corpos pretos, sendo aberto ao público em geral.

1/4
CAROLINA TERRA

Pedestre, feminista, vegana, urbanista em formação, tem 24 anos é é natural de São Vicente - SP.

Busco através da arte (fotografia, ilustração e poesia) denunciar as desigualdades socioeconômicas e territoriais e a degradação do meio ambiente; analisar as relações dos pedestres com a cidade e os espaços construídos; além de suporte para derreter os pensamentos, sentimentos e revoltas internas - para não explodir sensorialmente ou implodir de passividade.

1/1
EXPRESSÃO LIVRE EDIÇÕES

Rafael Palmieri é artista e educador. Desenvolve trabalhos nas áreas: Música, Teatro, Dança, Performance, Literatura e Audiovisual em criações e pesquisa continuada.

Com a produção de livros cartoneros (re)criar pontes de ligação e renovação de oxigênio para viver. Urgência de se expressar. Espalhar cultura, arte, pensamento, educação, liberdade, autonomia, coragem e resistência.

1/1
GRAVURAR

Márcia Santtos é Mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP, Arte-Educadora e Artista Plástica, com exposições pelo Brasil e exterior.
Em 2016 fundou o Gravurar – Espaço Gráfico, onde ministra cursos, além de pesquisa na área de gravura sobre materiais não convencionais como policarbonato, embalagens longa vida, colagravura, etc.

Nossa missão é ser um agente transformador do indivíduo através da realização de ações artístico-culturais. Fomentar a arte, ampliando a bagagem cultural do público e incentivando talentos individuais. Promover a reflexão sobre arte e cultura contribuindo para a formação de cidadãos aptos a dialogar com a arte de forma crítica e transformadora.

1/1
PERIFERIA TEM PALAVRA

Nego Panda é poeta, capoeirista, griôt, artesão, idealizador do Sarau das Ostras, membro da ALAPG Academia de Letras e Artes de Praia Grande, autor dos livros Poesia Ancestral, Poesias de um mundo louco, Na Cabaça do meu gunga, Entre os Ritos da Negaça, é ainda editor de livros de diversos autores e antologias.

Periferia tem Palavra é uma iniciativa de impacto periférico voltada para a publicação de autores negros/ negras/ periféricos e corpos marginalizados visando o fomento cultural através da produção literária artesanal.

1/1
OKIDA ARTE E DESIGN

Criações que misturam a arte e o design com uma pitada da cultura japonesa. Arte Postal, Cartazes, Arquitetura do papel, origamis e quilling.

Levar a Arte e o design de forma lúdica, criativa e autoral até as pessoas de forma agregadora colocando nas criações as bases da responsabilidade social e ambiental.

1/1
TATUAGEM DE HENNA

TATTOO DE HENNA MEHNDI Mehndi é um estilo de henna/pintura corporal que tem sido praticada por milhares de anos no Paquistão, Índia, África e Oriente Médio. Nesta atividade, será destacada a arte de origem paquistanesa e indiana, feita à mão livre. Além de conversas sobre o tema, será confeccionada henna com produto orgânico.

Eu uso henna natural e preta, o do tipo natural dura de sete a dez dias e a preta fica três a cinco dias no corpo .

1/4
TUMULTO REC

Fotógrafo e videomaker auodidata criador da tumultorec, produtora audiovisual focada no protagonismo periférico e lgbti.

A tumulto surgiu através de questionamentos sobre o que pode o corpo periférico e qual espaço ele ocupa. Revendo o mercado e os protagonismo entendemos a importância de um corpo periférico no processo de criação de conteúdos.  A tumulto não trabalha somente com esse tema e espaço mas o fomento do mesmo é a nosso principal foco.

1/1
013JUZÃO

Sou Juliana de Freitas, Juzão. Sou uma baixinha cabeluda de família nordestina. O audiovisual pra mim é trabalho coletivo, a soma de saberes e fazeres. Gosto contar histórias de luta e inspiração, dirigi o doc "A Travessia", sobre educação de mulheres independentes. E co-dirigi uma mini série sobre a comunidade e o axé como formas de resistência preta.

013Juzão é uma produtora audiovisual pensada para o pequenos empreendedores, pessoas que geralmente tem dificuldade de tempo e recurso financeiro para lidar com o universo digital e das redes sociais. Como grandes defensores da linguagem popular, fazemos vídeos que tem personalidade, leveza, simpatia e um toque de humor na medida certa.

1/1
@PRETODESCOLADO

Gustavo Pereira, jornalista, produtor cultural e idealizador do @pretodescolado, onde fala sobre música entretenimento na internet. Pesquisa sobre memória, culturas oriundas da diáspora e masculinidades. Criado no bairro Jardim Conceiçãozinha Guarujá/SP é agente de transformação social nos espaços acadêmicos e de cultura que atua.

A marca conecta pessoas com culturas oriundas da diáspora. Naturaliza realidades por meio de jogos e conversas sobre periferia, cultura negra, cultura urbana ou marginal. A arte educação incide como ferramenta de autonomia e empoderamento dos sujeitos envolvidos.

1/1
Festival Criativar - Todos os direitos reservados - 2020