EIXO 4 CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE

É POSSÍVEL ENSINAR CRIATIVIDADE?

Criatividade é uma grande potência humana. E, além disso, muitos especialistas apostam nela como a habilidade crucial para o século XXI. Mas, antes de mais nada, o que é ser criativo? Se muitos tratam a criatividade como um dom divino, como a iremos incorporar no nosso dia a dia?

youtube_amarelo.png

DIA 26/9 SÁBADO 16H30

 
transcritiva.png
mediação
TRANSCRIATIVA
ver bio
luli radfahre.png
LULI RADFAHRER
ver bio
barbara soalheiro.png
BARBARA SOALHEIRO
ver bio
RITA WU.png
RITA WU
ver bio
joana mendes.png
JOANA MENDES
ver bio

ÓCIO E TEMPO LIVRE:

DE SUBVERSIVOS A REVOLUCIONÁRIOS

facebook_amarelo.png

DIA 27/9 DOMINGO 12H

 

Essenciais para o exercício da criatividade, foram tratados ao longo da história como um perigo. Vamos entender onde estão as matrizes de pensamento que nos fazem temer o tempo que temos e também as questòes que fazem dele um privilégio.

mari nobre.png
mediação
MARIANA NOBRE
ver bio
michelle prazeres_edit.png
MICHELLE PRAZERES
ver bio
WALTER VECTOR.png
WALTER VECTOR
ver bio
brigida campbell.png

BRIGIDA CAMPBELL

ver bio

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MODA

youtube_amarelo.png

DIA 25/9 SEXTA 14H30

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU têm causado grande revolução na indústria da moda, que corre para reaver os erros do passado.

thais lyra.png
mediação
THAÍS LYRA
ver bio
Rebeca_de_Moraes.png
REBECA DE MORAES
ver bio
ANDRE CARVALHAL_HOME.png
ANDRÉ CARVALHAL
ver bio
camilla marinho.png
CAMILLA MARINHO
ver bio

RESISTENTES (E INOVADORES) LIVREIROS

NO MUNDO DOS ALGORITMOS E E-BOOKS

facebook_amarelo.png

DIA 26/9 SÁBADO 16H30

 

Os algoritmos levaram à centralização do comércio de livros e tem quebrado até mesmo grandes redes livreiras. No entanto, a autenticidade e criatividade de pequenas livrarias, sebos, editoras e novos modelos , como os clubes de assinatura têm trazido uma curiosa luz no fim do túnel. 

gustavo klein.png
mediação
GUSTAVO KLEIN
ver bio
jose luis tahan.png

JOSÉ LUIZ TAHAN

ver bio

tadeu breda.png

TADEU BREDA

ver bio

RENATA NAKANO.png

RENATA NAKANO

ver bio

MERCADO DA VOZ:

VOCÊ JÁ PENSOU EM USAR A SUA?

facebook_amarelo.png

DIA 26/9 SÁBADO 10H

 

A volta do interesse pelo conteúdo em áudio vem de encontro a estudos recentes sobre publicidade que afirmam que mais de 60% dos anúncios de TV não são vistos, mas são ouvidos. “Seus olhos estão ocupados, mas sua mente está livre”, disse o Diretor de Marketing da Audible, John Harrobin. Já para o CEO do Spotify, Daniel Ek, “nossos ouvidos não valem 10x menos que nossos olhos”.

TITIO MARCO ANTONIO.png
mediação
TITIO MARCO ANTONIO
ver bio
guilherme alpendre.png

GUILHERME ALPENDRE

ver bio

REGINA BITTAR.png

REGINA BITTAR

ver bio

pedro luiz.png

PEDRO LUIZ DE PAULO

ver bio

DESAFIOS DA EQUIDADE NA PRODUÇÃO CULTURAL

Produzir um projeto cultural que dialogue com o espírito de nosso tempo demanda um olhar social apurado, que pensa desde a representatividade de suas pautas às oportunidades que este evento gera e à sua redução de danos também. 

facebook_amarelo.png

DIA 27/9 DOMINGO 16H30

 
jamir lopes.png
mediação
JAMIR LOPES
ver bio
vanessa torres.png

VANESSA TORREZ

ver bio

aninha_de_fátima.png

ANINHA DE FÁTIMA

ver bio

mariany passos.png

MARIANY PASSOS

ver bio

O MOVIMENTO MAKER E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS REALIDADES

facebook_amarelo.png

DIA 25/9 SEXTA 14H30

 

Estamos sendo rodeados por mutações de uma cultura movida pelo propósito de fazer e compartilhar soluções práticas e concretas, e ela tem ganhado cada vez mais força. O que começou com tutoriais de projetos manuais de fácil aplicação acabou tomando novas proporções, englobando projetos de robótica e eletrônica. E a evolução deste mindset de criação aliado a contextos mais amplos e mais avançados de solução de problemas deram origem ao que chamamos de Movimento Maker.

niva silva.png
mediação
NIVA SILVA
ver bio
LEANDRO SOLOVJOVAS.png

LEANDRO SOLOVJOVAS

ver bio

lina lopes.png

LINA LOPES

ver bio

eduardo padilha.png

EDUARDO PADILHA

ver bio

NOVOS PAPÉIS DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Bastava o creator, o influenciador de conteúdo, ter números volumosos para mostrar e lá estava todo tipo de #ad, de anúncio, publipost – alguns deles sem nem estarem sinalizados para a audiência que consumia a informação e mandava likes.

DIA 24/9 QUINTA 20H30

facebook_amarelo.png

A pandemia chegou e o lifestyle aspiracional de viagens luxuosas, objetos caríssimos, espaços vips em festivais, roupas e acessórios inacessíveis passou a não ter mais lugar em um cenário de crescente preocupação, incertezas econômicas, crise sanitária, mortes e doença. Isso fez com que muita gente conclamasse o momento como sendo o fim da “Era da Influência” como a conhecemos.

 
MATEUS RAMOS.png
Yheuriet_Kalil.png
mediação
MATEUS RAMOS
ver bio
YHEURIET KALIL
ver bio
edu k.png
EDU K
ver bio
vitoria nicolau.png
VITORIA NICOLAU
ver bio

AS REINVENÇÕES DA GASTRONOMIA: COMO O QUE ESTÁ

NO NOSSO PRATO REVELA O ESPÍRITO DO NOSSO TEMPO

facebook_amarelo.png

DIA 26/9 SÁBADO 18H30

 

A gastronomia tem se revelado uma das áreas que mais rápido absorve  e responde às mudanças sócio-culturais de uma época. Seja pelos processos de preparo, estilos de insumos e/ou modelos de negócio, este é um setor que dá uma aula que pode inspirar muitos outros setores.

fernada lopes.png
JOÃO SOUZA.png
maisa campos.png
bruno justo.png
mediação
FERNANDA LOPES
ver bio
JOÃO SOUZA
ver bio
MAISA CAMPOS
ver bio
BRUNO JUSTO
ver bio

A "ERA DA CURADORIA"

Dizem que estamos vivendo a "Era da Curadoria", já que este termo transcendeu das artes e está se distribuindo cada vez mais. Se curadores são muito necessários, o que podemos propor como melhores práticas e condutas? 

facebook_amarelo.png

DIA 26/9 SÁBADO 14h30

 
mari nobre.png
mediação
MARIANA NOBRE
ver bio
giovanni pirelli.png
GIOVANNI PIRELLI
ver bio
katia canton.png
KATIA CANTON
ver bio
fabricio lopez.png
TULIO CUSTODIO.png
FABRICIO LOPEZ
ver bio
TULIO CUSTÓDIO
ver bio

EMPREENDENDO NA MÚSICA

O negócio da música envolve uma série de profissionais. São autores, artistas, técnicos, produtores, empresários, profissionais liberais, além dos veículos de comunicação.

facebook_amarelo.png

DIA 24/09 QUINTA 18H30

 

Existem empresas que fornecem produtos e serviços, órgãos e entidades que regulae pessoas, processos, produtosm e fiscalizam o setor. Essa cadeia d e serviços – além do público consumidor – forma o que se chama indústria da música, gera renda e emprega milhares de pessoas no mundo inteiro. Atualmente, existem 91.023 pequenos negócios formalizados operando na indústria da música no Brasil. As oportunidades de negócio estão distribuídas em 14 atividades econômicas, abrangendo as atividades fonográficas, de direitos autorais e do show business. E contemplando todas as etapas da cadeia produtiva da música.(matéria de 02/8/2019 no site do Sebrae) Nos EUA existem 45 formas de receita para a música. No Brasil conversando com os músicos Fábio Sabetta Morales chegou a 36 formas. Fábio Sabetta Morales é da On Stage Lab.

lucas krempel.png
mediação
LUCAS KREMPEL
ver bio
gabriel panza.png
GABRIEL PANZA
ver bio
PEDRO VALLI.png
PEDRO VALLI
ver bio
BLUEBELL_HOME.png
BLUBELL
ver bio
dani ribas.png
DANI RIBAS
ver bio

COMO TRANSFORMAR SANTOS NUM POLO DO AUDIOVISUAL?

facebook_amarelo.png

DIA 27/9 DOMINGO 14H30

 

Santos recebeu pela UNESCO o título de Cidade Criativa em 2015, sendo a única cidade reconhecida com este selo no segmaneto de cinema. No entanto, há um caminho a ser percorrido para que façamos dela um pólo de audiovisual. 

raquel pellegrini.png
mediação
RAQUEL PELLEGRINI
ver bio
eric krulikowski.png
ERICK KRULIKOWSKI
ver bio
ricardo vasconcellos.png
RICARDO VASCONCELLOS
ver bio
eduardo rajabally.png
EDUARDO RAJABALLY
ver bio

AUDIOVISUAL EXPANDIDO (Realidade virtual e aumentada/Animação/Games/Vídeo Mapping)

facebook_amarelo.png

DIA 27/09 DOMINGO 18H30

 

O Audiovisual Expandido é desenvolvido a partir de muitos desses experimentos que surgiram no Cinema Expandido, só que os formatos se expandem ainda mais e agregam  novas manifestações artísticas.

eduardo_ricci.png
mediação
EDUARDO RICCI
ver bio
lyara oliveira.png
LYARA OLIVEIRA
ver bio
VJ pixel.png
VJ PIXEL
ver bio
VJ ALEXIS ANASTASIOU.png
VJ ALEXIS ANASTASIOU
ver bio
marcelo de moura.png
MARCELO DE MOURA
ver bio

CINEMA NACIONAL: RUMOS E RESISTÊNCIAS

A sétima arte nacional se construiu com reinvenções constantes, a maior parte delas em resposta a crises, desvalorização e falta de financiamento. 

A luta ainda é árdua. No entanto – e ironicamente –, algumas das características mais marcantes da produção nacional, foram forjadas justamente em resposta a tentativas de desmonte. Nossa resiliência é extraoridiária.

youtube_amarelo.png

DIA 27/9 DOMINGO 16h30

 
felipe bonfim.png
mediação
FELIPE BOMFIM
ver bio
heitor dhalia.png
HEITOR DHALIA
ver bio
thomas aquino.png
THOMÁS AQUINO
ver bio
tammy weiss.png
TAMMY WEISS
ver bio
eliane_caffé.png
ELIANE CAFFÉ
ver bio
ícone 1.png
ícone 2.png
ícone 3.png
Festival Criativar - Todos os direitos reservados - 2020