EIXO 4 CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE
É POSSÍVEL ENSINAR CRIATIVIDADE?
Criatividade é uma grande potência humana. E, além disso, muitos especialistas apostam nela como a habilidade crucial para o século XXI. Mas, antes de mais nada, o que é ser criativo? Se muitos tratam a criatividade como um dom divino, como a iremos incorporar no nosso dia a dia?
DIA 26/9 SÁBADO 16H30
LULI RADFAHRER
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BARBARA SOALHEIRO
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RITA WU
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JOANA MENDES
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ÓCIO E TEMPO LIVRE:
DE SUBVERSIVOS A REVOLUCIONÁRIOS
DIA 27/9 DOMINGO 12H
Essenciais para o exercício da criatividade, foram tratados ao longo da história como um perigo. Vamos entender onde estão as matrizes de pensamento que nos fazem temer o tempo que temos e também as questòes que fazem dele um privilégio.
MICHELLE PRAZERES
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WALTER VECTOR
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BRIGIDA CAMPBELL
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MODA
DIA 25/9 SEXTA 14H30
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU têm causado grande revolução na indústria da moda, que corre para reaver os erros do passado.
REBECA DE MORAES
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ANDRÉ CARVALHAL
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CAMILLA MARINHO
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RESISTENTES (E INOVADORES) LIVREIROS
NO MUNDO DOS ALGORITMOS E E-BOOKS
DIA 26/9 SÁBADO 16H30
Os algoritmos levaram à centralização do comércio de livros e tem quebrado até mesmo grandes redes livreiras. No entanto, a autenticidade e criatividade de pequenas livrarias, sebos, editoras e novos modelos , como os clubes de assinatura têm trazido uma curiosa luz no fim do túnel.
JOSÉ LUIZ TAHAN
TADEU BREDA
RENATA NAKANO
MERCADO DA VOZ:
VOCÊ JÁ PENSOU EM USAR A SUA?
DIA 26/9 SÁBADO 10H
A volta do interesse pelo conteúdo em áudio vem de encontro a estudos recentes sobre publicidade que afirmam que mais de 60% dos anúncios de TV não são vistos, mas são ouvidos. “Seus olhos estão ocupados, mas sua mente está livre”, disse o Diretor de Marketing da Audible, John Harrobin. Já para o CEO do Spotify, Daniel Ek, “nossos ouvidos não valem 10x menos que nossos olhos”.
GUILHERME ALPENDRE
REGINA BITTAR
PEDRO LUIZ DE PAULO
DESAFIOS DA EQUIDADE NA PRODUÇÃO CULTURAL
Produzir um projeto cultural que dialogue com o espírito de nosso tempo demanda um olhar social apurado, que pensa desde a representatividade de suas pautas às oportunidades que este evento gera e à sua redução de danos também.
DIA 27/9 DOMINGO 16H30
VANESSA TORREZ
ANINHA DE FÁTIMA
MARIANY PASSOS
O MOVIMENTO MAKER E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS REALIDADES
DIA 25/9 SEXTA 14H30
Estamos sendo rodeados por mutações de uma cultura movida pelo propósito de fazer e compartilhar soluções práticas e concretas, e ela tem ganhado cada vez mais força. O que começou com tutoriais de projetos manuais de fácil aplicação acabou tomando novas proporções, englobando projetos de robótica e eletrônica. E a evolução deste mindset de criação aliado a contextos mais amplos e mais avançados de solução de problemas deram origem ao que chamamos de Movimento Maker.
LINA LOPES
EDUARDO PADILHA
NOVOS PAPÉIS DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Bastava o creator, o influenciador de conteúdo, ter números volumosos para mostrar e lá estava todo tipo de #ad, de anúncio, publipost – alguns deles sem nem estarem sinalizados para a audiência que consumia a informação e mandava likes.
DIA 24/9 QUINTA 20H30
A pandemia chegou e o lifestyle aspiracional de viagens luxuosas, objetos caríssimos, espaços vips em festivais, roupas e acessórios inacessíveis passou a não ter mais lugar em um cenário de crescente preocupação, incertezas econômicas, crise sanitária, mortes e doença. Isso fez com que muita gente conclamasse o momento como sendo o fim da “Era da Influência” como a conhecemos.
YHEURIET KALIL
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EDU K
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VITORIA NICOLAU
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AS REINVENÇÕES DA GASTRONOMIA: COMO O QUE ESTÁ
NO NOSSO PRATO REVELA O ESPÍRITO DO NOSSO TEMPO
DIA 26/9 SÁBADO 18H30
A gastronomia tem se revelado uma das áreas que mais rápido absorve e responde às mudanças sócio-culturais de uma época. Seja pelos processos de preparo, estilos de insumos e/ou modelos de negócio, este é um setor que dá uma aula que pode inspirar muitos outros setores.
JOÃO SOUZA
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MAISA CAMPOS
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BRUNO JUSTO
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A "ERA DA CURADORIA"
Dizem que estamos vivendo a "Era da Curadoria", já que este termo transcendeu das artes e está se distribuindo cada vez mais. Se curadores são muito necessários, o que podemos propor como melhores práticas e condutas?
DIA 26/9 SÁBADO 14h30
GIOVANNI PIRELLI
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KATIA CANTON
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TULIO CUSTÓDIO
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EMPREENDENDO NA MÚSICA
O negócio da música envolve uma série de profissionais. São autores, artistas, técnicos, produtores, empresários, profissionais liberais, além dos veículos de comunicação.
DIA 24/09 QUINTA 18H30
Existem empresas que fornecem produtos e serviços, órgãos e entidades que regulae pessoas, processos, produtosm e fiscalizam o setor. Essa cadeia d e serviços – além do público consumidor – forma o que se chama indústria da música, gera renda e emprega milhares de pessoas no mundo inteiro. Atualmente, existem 91.023 pequenos negócios formalizados operando na indústria da música no Brasil. As oportunidades de negócio estão distribuídas em 14 atividades econômicas, abrangendo as atividades fonográficas, de direitos autorais e do show business. E contemplando todas as etapas da cadeia produtiva da música.(matéria de 02/8/2019 no site do Sebrae) Nos EUA existem 45 formas de receita para a música. No Brasil conversando com os músicos Fábio Sabetta Morales chegou a 36 formas. Fábio Sabetta Morales é da On Stage Lab.
GABRIEL PANZA
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PEDRO VALLI
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BLUBELL
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DANI RIBAS
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COMO TRANSFORMAR SANTOS NUM POLO DO AUDIOVISUAL?
DIA 27/9 DOMINGO 14H30
Santos recebeu pela UNESCO o título de Cidade Criativa em 2015, sendo a única cidade reconhecida com este selo no segmaneto de cinema. No entanto, há um caminho a ser percorrido para que façamos dela um pólo de audiovisual.
ERICK KRULIKOWSKI
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RICARDO VASCONCELLOS
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EDUARDO RAJABALLY
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AUDIOVISUAL EXPANDIDO (Realidade virtual e aumentada/Animação/Games/Vídeo Mapping)
DIA 27/09 DOMINGO 18H30
O Audiovisual Expandido é desenvolvido a partir de muitos desses experimentos que surgiram no Cinema Expandido, só que os formatos se expandem ainda mais e agregam novas manifestações artísticas.
LYARA OLIVEIRA
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VJ PIXEL
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VJ ALEXIS ANASTASIOU
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MARCELO DE MOURA
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CINEMA NACIONAL: RUMOS E RESISTÊNCIAS
A sétima arte nacional se construiu com reinvenções constantes, a maior parte delas em resposta a crises, desvalorização e falta de financiamento.
A luta ainda é árdua. No entanto – e ironicamente –, algumas das características mais marcantes da produção nacional, foram forjadas justamente em resposta a tentativas de desmonte. Nossa resiliência é extraoridiária.
DIA 27/9 DOMINGO 16h30