EIXO 3 FUTURO, SUSTENTABILIDADE, IMPACTO
E CIDADANIA
AGENDA 2030 / COMPROMISSOS COM O MILÊNIO:
ENTENDENDO AS ODS DA ONU.
DIA 25/9 SEXTA 16H30
Agenda 2030, corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.
Concluídas em agosto de 2015, as negociações da Agenda 2030 culminaram em um documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU. Os ODS são o cerne da Agenda e sua implementação ocorrerá até o fim de 2030.
LIVIA HOLLERBACH
ver bio
RICARDO PODVAL
ver bio
LUCIA XAVIER
ver bio
LABORATÓRIOS CÍVICOS: A IMAGINAÇÃO COLETIVA
Os laboratórios cívicos ou cidadãos têm vindo a surgir em várias cidades do mundo em resposta à necessidade de se aprofundar a democracia participativa e de envolver as comunidades locais na construção de soluções experimentais para alguns problemas do seu quotidiano.
DIA 27/9 DOMINGO 10H
PALOMA COSTA
ver bio
RODRIGO SAVAZONI
ver bio
JOSÉ CARLOS MOTA
ver bio
O PODER DO BRINCAR:
DA SAÚDE MENTAL À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DIA 26/9 SÁBADO 14H30
Somos apartados da brincadeira quando crescemos e com isso perdemos uma grande potência humana: a ludicidade.
Nesta conversa, vamos tratar a brincadeira como uma inteligência social, capaz de curar e mobilizar montanhas.
EDGARD GOUVEIA JR.
ver bio
CACAU RHODEN
ver bio
FELIPE TEOBALDO
RENDA BÁSICA UNIVERSAL: EQUIDADE PARA O FUTURO
DIA 25/9 SEXTA 19H30
Com a perspectiva de colapso econômico global em decorrência da pandemia do novo coronavírus, proposta de distribuição de renda, antes tida como folclórica, passou a ser vista como essencial para vencer a crise e reformular o bem-estar social no futuro.
LEANDRO FERREIRA
ver bio
ANIELLE GUEDES
ver bio
EDUARDO SUPLICY
ver bio
ARQUEOLOGIA DO FUTURO:
SANTOS, HISTORICAMENTE CRIATIVA
DIA 24/9 QUINTA 16H30
A criatividade e a inventividade estão no cerne da história santista, vanguardista desde os idos coloniais. Nesta conversa, vamos aprender com a inteligência do passado para desenhar futuros que levem adiante o melhor do DNA Santista.
ANA KALASSA
ver bio
FLÁVIO AMOREIRA
ver bio
REINALDO MARTINS
ver bio
DINHEIRO PARA UM NOVO MUNDO:
MOEDAS SOCIAIS E NOVAS VISÕES DE CRÉDITO
DIA 24/09 QUINTA 14H30
Enquanto moedas digitais e criptográficas balançam a discussão sobre sistemas centralizados ou descentralizados de controle, florescem, em todo o mundo, moedas alternativas e bancos de tempo para enfrentar a silenciosa ditadura do dinheiro.
Todos estes movimentos suscitam uma questão: como podemos imaginar um futuro mais potente com o dinheiro?
JOAQUIM MELO
BARBARA MAGALHÃES
LEONORA MOL
NICÓLAS GÓMEZ NÚÑES
LIBERTE O FUTURO
A desigualdade global (e brasileira) atinge hoje níveis recordes e a emergência climática provocada por ação humana exige uma mudança urgente, ou teremos apenas um futuro hostil para as futuras gerações.
DIA 27/9 DOMINGO 14H30
CARMEN SILVA
RAQUEL ROSENBERG
WATATAKALU YAWALAPITI
AFROFUTURISMO:
UM LÚCIDO PARADIGMA PARA O FUTURO
DIA 25/09 SEXTA 12H
Imagine uma viagem ao futuro, com elementos hi-tech, mas ao mesmo tempo com toques de ancestralidade. Assim podemos entender o Afrofuturismo, movimento pluridisciplinar que utiliza a música, as artes plásticas, a moda, entre “otras cositas más”, e que estabelece o encontro entre a história, o resgate da mitologia e cosmologias africanas com a tecnologia, a ciência, o novo e inexplorado.
FAUSTO VANIN
ZAIKA DOS SANTOS
VICTOR AUGUSTO
DESIGN FICTION E FUTURES THINKING
Especular novos cenários não é exatamente uma arte, mas bebe em técnicas bastante artísticas e centradas nas pessoas. Vamos aqui falar sobre algumas formas de se mobilizar esta imaginação coletiva: o Futures Thinking, uma metodologia que deriva o design estratégico e o Design Fiction, que vem das narrativas de ficção científica.
DIA 26/9 SÁBADO 20H30
LIDIA ZUIN
JACQUES BARCIA
BRUNO MACEDO
O FUTURO DO TRABALHO E O TRABALHO DO FUTURO
Estamos testemunhando algumas das rupturas mais significativas na força de trabalho e na forma como trabalhávamos até pouco tempo. Isso tem sido impulsionado pelas tendências demográficas e socioeconômicas da última década, como a rápida urbanização e a globalização, aliadas a avanços ainda mais rápidos em tecnologia, desde a internet móvel até o aumento da automação e machine learning.
DIA 25/9 SEXTA 18H30
ADRIANO SILVA
LULI RADFAHRER
LILIA PORTO
A INOVAÇÃO ESTÁ NA NATUREZA: OLHARES DA AGRICULTURA URBANA, DA ECOGASTRONOMIA
E DA BIOMIMÉTICA
DIA 27/9 DOMINGO 10H
Já entendemos que para inovar, é essencial que se coloque os seres humanos no centro do processo. No entanto, a escala humana é natural, somos natureza. Como podemos exercitar nosso olhar para inovar a partir da genialidade do planeta Terra?
ANDREIA PREVIATO
CLAUDIA VISONI
ALESSANDRA ARAÚJO
MICRO MOBILIDADE E CAMINHABILIDADE
PARA UMA CIDADE CRIATIVA
DIA 24/9 QUINTA 12H
Caminhar, andar de bicicleta, de patins ou patinete vão muito além de curtir momentos de prazer e lazer na cidade.
Vamos entender as relações destes modos de se locomover com a construção de uma cidade mais inclusiva, inovadora e criativa.
ALEXANDRE LOT
ver bio
WANS SPIESS
ver bio
TONY DE MARCO
ver bio
MAURO CALLIARI
ver bio
FINANCIANDO PROJETOS:
DANDO POTÊNCIA À CULTURA E AO IMPACTO SOCIAL
DIA 25/9 SEXTA 12H
Uma conversa para desbravar caminhos de financiamento e viabilização de projetos, sejam eles de cunho cultural ou de impacto. As diferenças de crowd a match funding, match de investidores, leis de incentivo e criação de valor social para marcas e produtos.